Como a Saúde Mental influencia no Emagrecimento?
Postado em: 06/02/2023
Você sabia que a Saúde Mental influencia no Emagrecimento? Esse é um ponto muito importante a ser considerado, não somente para a perda de peso, mas para toda a sua qualidade de vida.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa relação e conferir dicas para cultivar sua saúde mental e emagrecer de forma saudável. Tenha uma boa leitura!
Como a saúde mental influencia no emagrecimento?
Nosso corpo e nossa mente estão sempre interligados, de forma que a alimentação influencia na saúde mental e vice-versa. Quando queremos conquistar uma mudança no nosso corpo, é muito importante cultivar também nosso bem-estar emocional, a fim de realmente melhorar nossa qualidade de vida.
Tem muitas situações, a perda de peso está ligada à saúde mental de uma forma negativa: sofremos com padrões estéticos e ficamos ansiosos ou deprimidos para emagrecer, ou nos cobramos tanto nesse processo, que acabamos tomando medidas drásticas que nos prejudicam a médio e longo prazo. É muito importante, portanto, que nos atentamos à nossa saúde integral, tomando os cuidados necessários.
Como cuidar da saúde mental e emagrecer de forma saudável?
Agora que você já sabe como esses aspectos estão interligados, separamos algumas dicas para te ajudar a emagrecer e cultivar a sua saúde mental, ao mesmo tempo. Confira!
Respeite suas particularidades
No processo de emagrecimento, é muito importante considerar as particularidades do seu corpo e do seu organismo. Cada pessoa tem um tipo físico, assim como características individuais do seu metabolismo e demandas do seu organismo. Isso deve ser levado em conta para montar seu cardápio e respeitar seu próprio tempo.
Seja paciente e viva esse processo de forma leve. Estabeleça mudanças com disciplina, mas respeite o seu próprio ritmo e tenha cuidado com a pressão externa.
Entenda a sua relação emocional com a comida
A comida, muitas vezes, é uma válvula de escape diante de uma rotina estressante — ou uma fuga diante de emoções que não queremos lidar. É importante cuidar do nosso estilo de vida e buscar reduzir o estresse e ter outras formas de prazer, para que seja mais fácil ressignificar nossa alimentação.
A ansiedade e a depressão também estão fortemente relacionadas ao aumento ou à perda de apetite, tendo que receber o devido tratamento para que isso se transforme. Tratam-se de verdadeiras doenças emocionais, que devem ser levadas a sério e acolhidas adequadamente.
Procure ajuda profissional
Muitas vezes, não basta compreender que a saúde mental influencia no emagrecimento. Pode ser bem desafiador cuidar desses aspectos, sendo importante contar com a ajuda de especialistas.
Não tenha medo de buscar terapia e de fazer acompanhamento com um nutrólogo, por exemplo. Os profissionais ajudam a identificar suas verdadeiras demandas e o que realmente funciona para você, promovendo uma melhor qualidade de vida e um maior bem-estar.
Entender que a “SAÚDE MENTAL INFLUENCIA NO EMAGRECIMENTO” é o primeiro passo para conduzir esse processo de forma mais saudável. Esperamos que as dicas de hoje tenham te ajudado!
O que você achou deste conteúdo? Entre em contato conosco para marcar sua consulta com um de nossos profissionais!
Leia também:
Qual é a importância da densitometria óssea na medicina esportiva?