Alimentos para evitar após os treinos
Postado em: 01/03/2023
Você já parou para pensar quais alimentos para evitar após os treinos? Não? Pois, você deveria começar a pensar, afinal, não há bem como negar que depois de uma sessão de exercícios intensos estamos famintos e dessa maneira, podemos acabar comendo o que encontramos pela frente e com isso, acabar colocando em risco tudo o que foi gasto durante o treinamento.
A sensação de fome é normal no pós-treino. Com o exercício, gastamos calorias/energia fazendo com que os músculos trabalhem bem mais do que certamente trabalhariam se estivéssemos em repouso em casa. Com isso, aumentamos significativamente nosso gasto calórico. Aliás, é esse aumento que faz a perda de peso ocorrer para quem está em busca do emagrecimento saudável.
Justamente pelo exercício físico favorecer a queima de energia e calorias, muitas pessoas acreditam que o melhor alimento para o pós-treino acaba sendo os carboidratos, mas não.
Os carboidratos correspondem ao grupo dos alimentos para evitar após os treinos. Eles são indicados para o pré-treino, sendo responsáveis por nos dar energia para treinar.
Vale destacar inclusive, que alimentos muito famosos para o pós-treino merecem atenção, sobretudo, no que diz respeito ao potencial de reparação do tecido e o seu valor calórico.
+ Qual atividade física queima mais calorias
Para te ajudar nas escolhas alimentares do que comer após o treino, reunimos aqui os alimentos para evitar após os treinos e o porquê.
Alimentos para evitar após os treinos
Além do aspecto que envolve o efeito sanfona e ganhar tudo o que foi perdido nos treinamentos, existem alimentos que podem causar desconfortos após a sua ingestão e prejudicar o descanso do atleta.
Dentre os principais alimentos a serem evitados, estão:
Barrinha de cereal
As barrinhas de cereal fazem sucesso no pós-treino, mas não são bons alimentos, pelo contrário, são alimentos para evitar após os treinos. Aliás, se você pesquisar bem, verá que são poucas as barrinhas que realmente são benéficas para o nosso organismo e o seu valor calórico em relação ao valor nutricional não vale o seu consumo.
O ideal é que para que a barrinha seja uma opção ideal, tanto para o seu pós-treino quanto para qualquer momento do dia, acaba sendo uma barrinha rica em alimentos naturais. Para isso, reserve um tempo para ler o rótulo antes de comprar.
Barrinhas ricas em ingredientes artificiais devem ficar longe da sua dieta.
Isotônicos
Você certamente já deve ter visto algum atleta recorrer ao isotônico após o treino. É uma prática comum. Muitos acabam utilizando o produto após uma sessão de treinamento intenso.
Apesar de ser comum e igualmente de ser muito utilizado, o isotônico não deve ser utilizado como um pós-treino para os seus exercícios diários. Isso porque, estes produtos contêm, apesar dos sais minerais, muito açúcar e corantes artificiais.
A melhor maneira de se hidratar foi e sempre continuará sendo por meio da água.
Alimentos processados não devem ser consumidos
Durante os exercícios, o seu corpo não libera apenas água, mas também potássio que atua na contração muscular e na pressão sanguínea. Dessa forma, é totalmente normal e esperado que você sinta vontade de consumir alimentos salgados após o treino, mas em hipótese alguma escolha alimentos processados ou embutidos. Esses alimentos são nutricionalmente pobres e altamente calóricos.
Novamente, o valor nutricional não vale o seu valor calórico. Dessa forma, opte por uma opção rica em potássio como a banana, por exemplo. Aliás, a banana corresponde a uma excelente opção de alimento pós-treino.
Fibras
Embora as fibras sejam ótimas aliadas da boa saúde, no pós-treino elas não são exatamente a melhor escolha. Isso porque são de longa absorção e logo após a conclusão do treinamento precisamos de alimentos e nutrientes de rápida metabolização e absorção.
Legumes não correspondem a boas escolhas
Os legumes são alimentos saudáveis, mas não devem aparecer no seu pós-treino, estando na lista de alimentos para evitar após os treinos.
Durante os exercícios físicos, independente da modalidade praticada, o seu corpo gasta um volume elevado de calorias e gasta toda a sua energia. Os legumes sozinhos em uma refeição de pós-treino não serão suficientes para te ajudar na reposição de todos os nutrientes.
Os vegetais não darão conta de todo o aporte de vitaminas, minerais, proteínas e congêneres que o seu corpo precisa nesse momento. A sua refeição pós treino não deve ser composta apenas por esse grupo alimentar, ela deve conter proteínas, uma vez que elas são as responsáveis pelo desenvolvimento muscular.
+ Alimentos ideais para atletas
Além da alimentação, o descanso também é outro aspecto que influencia diretamente no pós-treino. Descansar o corpo auxilia na recuperação muscular e evita que lesões ocorram de maneira prematura e afastem o atleta da modalidade.
Afinal, como devo me alimentar após os treinos?
Vale destacar, que não há uma dieta ideal para os praticantes de atividades físicas.
A alimentação adequada deve ser feita de forma individualizada por um nutrólogo esportivo, que irá avaliar diversos aspectos da saúde do paciente e elaborar um plano alimentar que seja adequado para os objetivos do indivíduo.
Com base em dados coletados, será possível identificar possíveis deficiências nutricionais no praticante e direcioná-lo para uma alimentação adequada, seja antes ou após os treinamentos.
Por isso, se você deseja ter mais saúde, melhorar seu desempenho esportivo e se alimentar de maneira adequada, não deixe de procurar o acompanhamento de um nutrólogo esportivo para um planejamento individualizado.