Logomarca

Síndrome metabólica: como identificar?

Postado em: 14/10/2022

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de riscos que se manifestam num mesmo indivíduo, caracterizado por um quadro de gordura visceral e resistência à insulina, trazendo maior propensão às doenças cardiovasculares, ateroscleroses e diabetes.

É mais comum nos homens, embora as mulheres também sejam penalizadas, especialmente depois da menopausa, quando engordam mais na região do abdômen e, portanto, podem desenvolver todas as doenças relacionadas.

sindrome-metabolica-como-identificar

E esse quadro tem várias repercussões pelo corpo. Ele pode castigar o cérebro, fígado, coração, rins, pâncreas, entre outros órgãos.

Alguns fatores de risco incluem:

👉 Grande quantidade de gordura abdominal;
👉 Baixo HDL;
👉 Triglicerídeos elevados;
👉 Pressão sanguínea alta;
👉 Glicose elevada.

Vale destacar que a síndrome está diretamente relacionada ao estilo de vida da pessoa e ganho de peso.  A boa notícia é que ela é sim reversível, se for diagnosticada logo e tratada desde o início. O fato é que todo paciente de síndrome metabólica tem que fazer uma revisão do estilo de vida.

Mas como devo tratar? Adotar uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos regularmente, parar de fumar e perder peso são as melhores opções de tratamento. Caso o médico ache necessário, há também a possibilidade do uso de medicamentos.

Quer ter uma vida saudável? Entre em contato com a nossa equipe e realize um check-up preventivo na Sports Health – Saúde e Bem-estar.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.