Qual o tratamento para Sarcopenia?
Postado em: 01/02/2022
Cada vez mais a população mundial envelhece e passa a ser mais comum alguns tipos de doenças ou condições. Um bom exemplo disso é a sarcopenia que, mesmo atingindo, na maioria das vezes, as pessoas mais velhas, pode também acometer os jovens.
Se você ainda não sabe do que se trata a sarcopenia ou qual o tratamento para a doença, confira este artigo até o fim e saiba muito mais sobre o tema.
O que é Sarcopenia?
A sarcopenia, de uma forma simples, trata-se da perda geral e também progressiva da força e massa muscular esquelética. Comumente é uma consequência da idade, envelhecimento de uma pessoas, mas pode atingir indivíduos mais saudáveis.
Qual é a principal causa da Sarcopenia?
O corpo humano alcança o seu ápice de produção de hormônio e produção própria por volta dos 35 anos de idade. A redução acontece gradualmente e, assim como com os hormônios, a massa muscular é reduzida. Causas que podem prejudicar e acelerar este processo são as seguintes:
- Vida sedentária;
- Quedas dos níveis de testosterona;
- Déficit pré-dispostos;
- Falta de absorção de vitamina D;
- Baixo consumo de proteína e etc.
Qual é o tratamento realizado em caso de Sarcopenia?
Uma vez que a sarcopenia se trata da perda da força, também, é comum que o seu tratamento tenha o foco voltado para os exercícios de resistência.
No entanto, vale ressaltar que o profissional que realiza o tratamento instrui o paciente no limite das suas condições físicas.
Além disso, consultar- se com profissionais como nutrólogo e/ou nutricionista pode fazer toda a diferença. Nos casos de sarcopenia, é indicado ter uma dieta bem orientada e com suplementação de proteína.
Alguns dos principais pontos do tratamento da sarcopenia são os seguintes:
- Mudança do estilo de vida;
- O tratamento pode durar meses ou anos;
- Prática regular de exercícios físicos.
Um ponto bastante importante a ser ressaltado é que nos casos clínicos em que o paciente perdeu massa muscular em razão da sarcopenia, o tratamento pode terminar quando o volume e a força musculares forem recuperados.
Como é feito o diagnóstico da sarcopenia?
De forma geral, o diagnóstico da sarcopenia é feito por meio de um médico clínico geral ou mesmo um geriatra, uma vez que a doença atinge, comumente, a terceira idade.
As ferramentas que são utilizadas, normalmente, são exames de tomografia nas pernas e abdômen, a fim de avaliar o volume muscular do paciente.
Além disso, o exame de densitometria do corpo por completo, ressonância magnética e ultrassom podem ser solicitados. Bem como, testes mais simples para avaliar a força muscular podem ser feitos.
Entretanto, o auxílio de uma clínica com especialidade em nutrologia pode ajudar bastante na recuperação e tratamento do paciente.
Entre em contato e agende sua consulta com a Clínica Sports Health, que tem como objetivo a melhora do desempenho físico.