Logomarca

O que é Vigorexia?

Postado em: 20/07/2022

A vigorexia é um distúrbio classificado uma ramificação do transtorno compulsivo-obsessivo, sendo um problema que se assimila com a anorexia, onde os pacientes têm uma visão desvirtuada do corpo. Enquanto que os pacientes anoréxicos têm se enxergam muito magros, aqueles que têm a o distúrbio da vigorexia são musculosos, têm o corpo tonificado, mas ainda assim tem uma visão de si mesmos como magros demais.

Em pacientes com vigoréxicos, a alimentação saudável e o vício em atividades físicas, especialmente pela musculação. Tal obsessão pode impactar negativamente sobre o corpo, visto que o excesso nos treinamentos pode causar lesões frequentes ou levar à fadiga corporal, já que a alimentação passa a ser restrita.

Além disso, a sua alimentação passa a ser baseada somente no consumo de proteínas, suplementos alimentares sem prescrição médica e o uso de anabolizantes, tudo em busca do ‘corpo perfeito’, imagem imposta pela sociedade capitalista, no qual sempre o forte e musculoso é bonito e querido por todos.

Quais os impactos da vigorexia no paciente?

Vigoréxicos podem apresentar problemas por conta de sua visão distorcida de seu corpo e as atitudes que tomam para chegarem à imagem ideal. Contudo, o distúrbio não encontra seu fim, já que mesmo que os pacientes tenham o corpo com o abdômen definido, por exemplo, sempre irão querer mais e mais.

Sabendo deste vício na busca pelo ‘corpo perfeito’, as ações de vigoréxicos podem causar impactos no corpo como insônia, impotência sexual pelo uso recorrente de anabolizantes, aumento do ritmo cardíaco, dores musculares pelo excesso de exercício, depressão e falta de interesse por atividades que não estejam relacionadas com atividades físicas.

A vida social também é impactada, visto que o vigoréxico se afasta da família e amigos para priorizar os treinos.

Como a vigorexia é tratada?

O paciente precisa de um acompanhamento de diversos profissionais da área da saúde, como um ortopedista, nutricionista, psicoterapeuta e preparador físico. Todavia, apesar do vício em atividades físicas, os treinos não precisam ser abandonados durante o tratamento, mas monitorados por um profissional que imponha limites nas cargas e intensidade da modalidade.

Por isso, escolha praticar exercícios de forma regular, sem exageros e aceite seu corpo do jeito que ele é. Não deixe padrões sociais imporem uma imagem X ou Y para você.

AGENDE SUA CONSULTA


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.