Logomarca

O que é Medicina do Esporte?

Você sabe o que é Medicina do Esporte? Essa área tem se tornado cada vez mais popular, graças às suas vantagens e suas contribuições para a saúde.

No conteúdo de hoje vamos explicar do que se trata essa especialidade e quando você deve procurá-la. Tenha uma boa leitura!

o-que-e-medicina-do-esporte

O que é medicina do esporte?

A “MEDICINA DO ESPORTE” é a área que analisa o funcionamento do corpo do paciente para orientá-lo quanto à prática de atividades físicas. Ela considera, por exemplo, a sua massa muscular, a existência de patologias e as funções cardiorrespiratórias, além de condições ósseas e outras particularidades que se relacionam com a prática esportiva. 

São levadas em conta, ainda, as dificuldades subjetivas, os desejos e os interesses de cada indivíduo, analisando suas limitações e suas potencialidades. A partir dessas considerações, são recomendadas as atividades mais adequadas, a frequência mais indicada e os cuidados complementares que cada pessoa deve adotar. 

O médico também contribui para a melhoria de técnicas, orientando quanto à postura adequada e a forma de se movimentar. Dessa maneira, o desempenho do atleta também é favorecido. 

Quem deve procurar um médico do esporte?

Ao contrário do que muitos pensam, a medicina esportiva não é recomendada somente para atletas profissionais, mas para todas as pessoas que praticam — ou que querem praticar — atividades físicas. Os objetivos da área, como já explicamos, vão muito além de contribuir para um bom desempenho no esporte. 

A intenção é que os exercícios sejam saudáveis e adequados para todos os praticantes, seja você um iniciante ou alguém mais experiente.

Para começar, retomar ou melhorar suas atividades físicas, não deixe de contar com a ajuda desses profissionais.

Como funciona a consulta com um médico do esporte?

O especialista em medicina do esporte começa a consulta compreendendo a sua situação, ou seja, conversando sobre os seus objetivos, seu estilo de vida e seu histórico de saúde. São realizados testes para identificar a intensidade adequada das atividades físicas e podem ser solicitados exames para conhecer melhor o seu quadro. 

O médico pode pedir, por exemplo, uma bateria de exames de sangue e um eletrocardiograma — para avaliar a sua condição cardíaca. A partir dessas avaliações — e do seus gostos pessoais —, são identificados os melhores exercícios para a sua rotina, assim como maiores orientações.

Caso o paciente já pratique algum esporte, porém, será analisado o seu condicionamento físico serão dadas orientações para a prevenção de lesões, a melhora do desempenho e a garantia de uma prática mais saudável. É interessante fazer consultas regulares com esse profissional, para acompanhar o seu rendimento e se adaptar ao seu desenvolvimento na sua atividade.

Com a medicina do esporte, a prática de atividades físicas se torna mais segura, confortável e agradável. Você também desenvolve um melhor conhecimento do seu corpo e das suas necessidades, de modo que tudo isso é favorável para a saúde física e emocional.

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre a medicina do esporte. Para mais informações, não deixe de entrar em contato!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.