Logomarca

Exame de bioimpedância

Ter uma vida saudável ou praticar o esporte desejado vai além do peso ideal, visto que diversos fatores influenciam na melhora de performance combinados com a qualidade de vida.

Junto com a dieta ideal o paciente deve passar por exames complementares que dão uma melhor exatidão do seu peso e massa muscular e a individualidade em tais casos fazem toda a diferença por conta de cada pessoa possuir um tipo específico de biotipo e precisa de um acompanhamento específico, não existe uma “receita” a ser seguida.

Com os avanços da tecnologia essa individualidade entre os pacientes podem ser avaliada mais de perto e para uma melhor exatidão a composição corporal, com o objetivo de avaliar possíveis excessos e deficiências do organismo quanto a substâncias que podem prejudicar o bem-estar ou até mesmo o desempenho esportivo.

O exame de bioimpedância permite uma avaliação corporal completa, na qual avalia índices de massa corpórea (IMC), massa muscular, percentual de gordura corporal, quantidade de água no corpo peso ósseo e taxa de metabolismo.

Com funciona o exame?

O exame consiste na aplicação de uma carga elétrica indolor pelo corpo, que circula pelo líquido corporal com o auxílio de eletrodos colocados nas mãos e nos pés do paciente.

Todavia, existe outra forma de realizar o exame, utilizando uma balança ao invés de eletrodos no corpo. No entanto, o processo se baseia pela mesma premissa de correntes elétricas circulando pelo corpo e apresentando os dados digitalmente para que o nutrólogo colha tais informações e aplique o devido tratamento para uma ou siga com a manutenção na alimentação e nos treinos.

Preparação para o exame de bioimpedância

Mesmo que o procedimento seja rápido e não cause desconfortos ao paciente a devida preparação deve ser feita antes de realizá-lo:

  • Não realizar atividades físicas de alta intensidade um dia antes;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Permanecer em jejum de quatro horas antes do exame;
  • Não consumir diuréticos.

Em questão de minutos, o paciente já terá realizado o procedimento e com os dados em mãos, o nutrólogo poderá encaminhar uma dieta focada nas deficiências do paciente.

Quem não deve fazer o exame?

A bioimpedância consiste na aplicação de uma corrente elétrica leve e indolor pelo corpo, por isso, pacientes que estão com algum tipo de metal no corpo desde brincos, relógios ou correntes precisam retirar os acessórios. Ademais, pessoas que possuem marca passo ou próteses metálicas também não podem realizar o exame, visto que o metal é um condutor de correntes elétricas e podem causar um dano ao paciente quando aplicado.

AGENDE SUA CONSULTA


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.