Desequilíbrio hormonal: como resolver?
Postado em: 05/10/2022
Perda ou ganho de peso sem motivo, menstruações desregradas, fadiga, insônia, acne na fase adulta e queda de cabelo, tudo isso pode ser sintoma de uma possível disfunção hormonal. Estas alterações podem ser estimuladas por diversos motivos, entretanto, a genética é uma questão determinante.
O descontrole hormonal pode acontecer em qualquer faixa etária. A hereditariedade é que estará mais associada ao problema. Outros sintomas também podem surgir: baixa libido, depressão, ansiedade e irritabilidade, que afetam também as relações pessoais e a qualidade no trabalho.
Ainda não é possível evitar que o corpo entre em desordem hormonal, mas alguns hábitos potencializam os sintomas. Fumo, bebidas alcoólicas e uso de pílula anticoncepcional não são, na prática, causas de desequilíbrios hormonais, mas podem contribuir para o aparecimento do problema.
Atualmente, temos mais um fator muito significativo no que se refere à disfunção hormonal: o estresse. O cortisol que circula no organismo da pessoa estressada é um hormônio produzido pelas suprarrenais e afeta o sistema imunológico, além de aumentar a pressão arterial e a glicose no sangue.
O tratamento para desequilíbrio hormonal varia de acordo com a causa e o tipo de alteração. Normalmente, consiste na resolução da causa primária, reposição hormonal, dieta equilibrada e atividade física.
Quer saber mais sobre o assunto? Agende uma consulta na clínica Sports Health – Saúde e Bem-estar.