Como saber se tenho metabolismo lento e o que fazer
Postado em: 26/09/2022
O metabolismo lento influencia no nosso ganho de peso corporal, nas nossas condições hormonais e na
disposição no dia a dia, sendo uma característica que devemos conhecer e nos adaptar. No conteúdo de hoje você descobrirá mais sobre esse assunto e conhecerá dicas para acelerar o seu metabolismo. Tenha uma boa leitura!
O que é o metabolismo?
O metabolismo é um conjunto de reações — químicas e biológicas — responsáveis pela transformação dos alimentos em energia corporal. Assim, ele se relaciona com nosso processo digestivo e, quanto mais lentas forem essas reações, mais difícil será a digestão. O metabolismo lento pode resultar no acúmulo de gordura no corpo e na falta de energia diária, trazendo consequências como o desânimo frequente e a sonolência excessiva, mesmo que não haja uma explicação aparente.
Quais são as causas do metabolismo lento?
A velocidade das reações metabólicas pode ser influenciada por uma série de questões, como por exemplo:
- a idade do indivíduo;
- doenças (como o hipotireoidismo);
- o uso de certas medicações, como corticóides;
- o sono de má qualidade ou o sono insuficiente;
- a falta de hidratação diária;
- passar muito tempo sentado ou deitado, sem gastar energia.
Essas questões influenciam nos nossos processos químicos e interferem na digestão calórica, fazendo com que o metabolismo seia prejudicado. Assim, é fundamental ter atenção ao nosso estilo de vida e às nossas condições de saúde, para cuidar melhor dessas reações.
Quais são os sintomas do metabolismo lento?
Para além da sensação de cansaço, como já foi mencionado, o metabolismo lento é marcado por outros sinais. Por exemplo:
- ganho de peso frequente, mesmo com um estilo de vida saudável;
- dificuldade para executar as atividades diárias, devido à sensação de sonolência e cansaço;
- desequilíbrios hormonais;
- calcanhares rachados;
- pele e cabelos ressecados;
- desejo exagerado pelo consumo de açúcar.
O que fazer quando se tem o metabolismo lento?
O indivíduo com suspeitas de metabolismo lento deverá procurar um profissional para confirmar essa característica, se consultando com um nutrólogo e explicando os seus sinais. Deve ser realizada uma avaliação clínica e a solicitação de exames laboratoriais, já que esses sintomas também podem estar relacionados a alguma doença ou complicação.
Com a confirmação do problema, existem algumas medidas a serem tomadas para melhorar o seu metabolismo. Confira!
Crie um cardápio adequado
O especialista ajudará a criar uma dieta adequada para o seu metabolismo, considerando também os seus objetivos pessoais. Assim, ela pode contribuir para a eliminação de gorduras do corpo ou a melhoria da sonolência diária, por exemplo.
Mantenha uma boa qualidade de vida de um modo geral
A qualidade de vida faz toda a diferença para o metabolismo. A qualidade do sono, a prática de atividades físicas e os cuidados emocionais estão sempre interligados, de forma que todos influenciam no nosso organismo e isso também contribui para as condições hormonais, que podem ser afetadas pelas reações metabólicas.
Agora você já conhece os sinais do metabolismo lento e sabe o que fazer para lidar com essa questão. Agende uma consulta com nossos profissionais e venha fazer uma avaliação de nutrologia!