Logomarca

Como emagrecer de forma saudável?

A perda de peso, ou emagrecer de forma saudável no contexto da medicina, da saúde ou da aptidão física, refere-se a uma redução da massa corporal total, devido a uma perda média de fluido, gordura corporal ou tecido adiposo, ou massa magra, nomeadamente depósitos minerais ósseos, músculo, tendão, e outros tecidos conjuntivos.

A perda de peso pode ocorrer involuntariamente devido à desnutrição ou a uma doença subjacente ou surge de um esforço consciente para melhorar um estado de sobrepeso ou obesidade real ou percebido.

Perder peso de forma “inexplicada”, que não seja causada pela redução na ingestão ou exercício do calorífico é chamada de caquexia e pode ser um sintoma de uma condição médica grave. A perda de peso intencional é comumente referida como emagrecimento.

Emagrecimento não intencional

Perda de peso não intencional ou emagrecimento não intencional pode resultar da perda de gorduras do corpo, deficiência de fluidos corporais, atrofia muscular ou mesmo uma combinação dos mesmos. Geralmente, é considerado um problema médico quando pelo menos 10% do peso corporal de uma pessoa se perdeu em seis meses, ou 5% no último mês.

Por essas e outras razões, que é recomendado emagrecer de forma saudável. Outro critério usado para avaliar o peso é o índice de massa corporal (IMC). No entanto, mesmo quantidades menores de perda de peso podem ser motivo de grande preocupação em uma pessoa idosa frágil, por exemplo.

Por que a perda não intencional ocorre?

A perda de peso não intencional pode ocorrer devido a uma dieta inadequadamente nutritiva em relação às necessidades energéticas de uma pessoa (geralmente chamada de desnutrição).

Os processos de doenças, alterações no metabolismo, alterações hormonais, medicamentos ou outros tratamentos, mudanças na dieta relacionadas a doenças ou ao tratamento, redução do apetite associado a uma doença, ou tratamento também podem causar perda de peso não intencional.

A má utilização de nutrientes pode levar à perda de peso e pode ser causada por fístulas no trato gastrointestinal, diarreia, interação medicamento-nutriente, depleção enzimática e atrofia muscular.

A perda de peso grave pode reduzir a qualidade de vida, prejudicar a eficácia ou recuperação do tratamento, piorar os processos de doenças e ser um fator de risco para elevadas taxas de mortalidade. A desnutrição pode afetar todas as funções do corpo humano, desde as células às funções corporais mais complexas, incluindo:

  • Resposta imune;
  • Cura de feridas;
  • Força muscular (incluindo músculos respiratórios);
  • Capacidade renal e depleção levando a distúrbios de água e eletrólitos;
  • Termorregulação;
  • Menstruação.

A perda de peso não intencional pode ser sintoma de doenças como câncer e diabetes tipo 1.

Emagrecendo de Forma Saudável

A perda de peso intencional ou emagrecer de forma saudável, é a perda de massa corporal total como resultado dos esforços para melhorar a aptidão física e a saúde. A perda de peso em indivíduos com excesso de peso ou obesidade, pode reduzir os riscos para a saúde, aumentar a aptidão física, e atrasar o aparecimento do diabetes. Ademais, a perda de peso pode levar a uma redução da hipertensão arterial (pressão alta), no entanto, se isso reduz os danos relacionados à hipertensão não está claro.

Como a perda de peso pode ocorrer de maneira saudável?

A perda de peso ocorre quando o corpo está gastando mais energia do que absorvendo. Em seguida, ele usará reservas armazenadas de gordura ou músculo, levando gradualmente a perda de peso.

Para os atletas que procuram melhorar o desempenho ou para atender a classificação de peso exigida para participação em um esporte, não é incomum buscar perda de peso adicional, mesmo se eles já estiverem em seu peso corporal ideal. Outros podem ser levados a perder peso para alcançar uma aparência que consideram mais atraente.

Os riscos da falta de peso

A falta de peso está associada aos riscos para a saúde, como dificuldade em combater a infecção, osteoporose, diminuição da força muscular, problemas para regular a temperatura corporal e até aumento do risco de morte.

As dietas com baixas calorias também são referidas como dietas de porcentagem equilibrada. Devido aos seus efeitos prejudiciais mínimos, esses tipos de dietas são mais comumente recomendados por nutricionistas. Além de restringir a ingestão de calorias, uma dieta equilibrada também regula o consumo de macronutrientes.

Alguns estudos sugerem que o aumento do consumo de proteína pode ajudar a aliviar as dores da fome associadas à redução da ingestão calórica, aumentando a sensação de saciedade.

O ganho de peso tem sido associado ao consumo excessivo de gorduras, açúcares (adicionados), carboidratos refinados, em geral, e consumo de álcool. Depressão, estresse ou ansiedade também podem contribuir para aumento de peso, e, nesses casos, os indivíduos são aconselhados a procurar ajuda médica.

AGENDE SUA CONSULTA


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.