Comer ovo aumenta o colesterol?
Postado em: 07/09/2022
Por muitas vezes, o ovo entrou em uma discussão em relação a ser um alimento saudável ou não para o consumo. Seu principal atributo de ser um “vilão” na dieta era pela concentração de colesterol em sua composição e se ele impactava nos níveis de colesterol, aumentando assim os riscos cardíacos.
Estudos científicos mostram que os fatores que impactam no aumento da concentração de colesterol é o alto consumo de gorduras provenientes dos alimentos, além de fatores como o sedentarismo, a idade avançada, a presença de hipertensão arterial, o tabagismo e a predisposição genética.
Os ovos são alimentos nutricionalmente completos. Possuem uma boa qualidade de gorduras, especialmente os ácidos monoinsaturados e poli-insaturados. É uma fonte expressiva de vitaminas e minerais e alta proporção de aminoácidos essenciais. Dentre os micronutrientes e bioativos presentes em sua composição, destacam-se a colina, luteína, zeaxatina e vitamina D. O colesterol presente nos ovos participa na síntese de hormônios.
Quando consumidos com moderação, raramente se relacionam com o desenvolvimento de episódios cardiovasculares. Para se manter saudável, o ideal é evitar alimentos ricos em gorduras saturadas e praticar exercício físico. Apesar de não sabermos se quantidade maiores de ovo fazem mal, é comprovado que um ovo por dia faz muito bem, então inclua eles na dieta.
Você deseja emagrecer?
Agende uma consulta na Sports Health – Saúde e Bem-estar.