Logomarca

Cerveja pós-treino: Há benefícios?

Durante provas ou competições, sejam elas amadoras ou profissionais, é comum ver atletas bebendo cerveja durante o processo de hidratação. Embora a tradicional gelada esteja atrelada a um estereótipo de alguém sedentário ou com a tradicional ‘barriga de chopp’, a bebida também tem seus benefícios para atletas.

Um estudo apresentado pelo Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha (CSIC), apontou que o consumo diário e moderado de cerveja em atletas contribui para a hidratação diária, além de proporcionar o relaxamento após a prática esportiva.

A gelada também traz outros benefícios, de acordo com os pesquisadores espanhóis, visto que a presença de componentes na bebida, favorecem a recuperação hormonal e imunológica após a prática esportiva de alta performance, além de prevenir contra dores musculares.

Igual ao suco de laranja

Na pesquisa, foi constatado que a cerveja contém 95% de água e que uma tulipa de 200 ml, corresponde a mesma quantidade calórica do que um suco de laranja, com 90 calorias.

Testes feitos com 16 atletas de idades entre 20 e 30 anos, em plena forma física, foram submetidos a consumirem, de maneira moderada, a cerveja aliada com a dieta mediterrânea.

Durante três semanas, os testes realizados consistiam no consumo da cerveja durante os intervalos de treinamentos sob um calor 35º, com uma umidade relativa do ar em 60%.

A conclusão foi de que a ingestão da cerveja permitia que os atletas recuperassem a perda de líquidos e as suas alterações metabólicas. Um processo similar a ingestão de água. A bebida alcoólica possui substâncias que substituem as perdas metabólicas durante o treinamento, como aminoácidos, minerais e antioxidantes.

Contudo, os pesquisadores ressaltaram que o consumo deve ser feito com moderação, uma vez que o excesso da cerveja causa alterações cognitivas, interferindo no desempenho do atleta e na sua composição corporal.

Busque sempre o direcionamento correto de um nutrólogo esportivo quanto a ingestão de cerveja após treinos e provas, visto que cada corpo necessita de uma quantidade predeterminada para se recuperar.

AGENDE SUA CONSULTA


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.