Logomarca

Existe frequência para se exercitar?

Postado em: 14/04/2023

Sabe quando você olha para a janela e vê aquele dia cinzento, que dá vontade de voltar para a cama ao invés de ir mais cedo na academia? Pois é, todo ser humano já viveu este dilema por conta do clima, no entanto, apesar das idas e voltas dos treinos finalizamos a semana com o dever cumprido após muita atividade física.

Mas você sabe o quanto devemos nos exercitar? Tenho que ir todos os dias para a academia ou posso me dar o luxo de folgar em alguns dias? Para evitar o tradicional sedentarismo que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quatro em cada cinco adolescentes são sedentários, a prática moderada de exercícios por apenas 30 minutos todos os dias já é o ideal.

O que devo fazer?

Vale ressaltar que os cinco dias da semana devem ser introduzidos de forma gradual, mesmo que de forma leve, para que lesões ou problemas sejam evitados.

Mudanças de hábitos no dia a dia

Uma caminhada leve ou até mesmo trocar escadas rolantes e elevadores pela escada convencional, já impactam diretamente na saúde, diminuindo o sedentarismo, tão presente na sociedade atual.

No entanto, dependendo com o volume e a intensidade dos treinos, como uma musculação, onde o atleta levanta muito peso em várias séries ou uma sessão intensa de natação, praticar três vezes na semana durante uma hora já suprem as necessidades do corpo para manter a saúde em dia.

E o descanso?

No meio a todo esse treinamento, seja ele intenso ou leve, o corpo precisa sempre de um descanso, visto que os músculos se desgastam enquanto nos exercitamos, sofrendo as tradicionais “microlesões”, pequenas fissuras que são causadas pelo trauma sofrido durante os impactos gerados pela atividade física.

Caso o corpo não tenha um período de descanso, essas pequenas fissuras musculares podem se desenvolver para uma lesão, o que afastaria o atleta de seus treinos e, consequentemente, fazendo com que o mesmo caia em uma rotina inerte, sem exercícios.

Todavia, além do descanso proporcionar a recuperação muscular, o dia de folga da atividade física proporciona que o corpo se adapte a toda de treinamentos, queimando gordura e melhorando o seu condicionamento físico.

Contudo, vale destacar que toda essa rotina de malhação deve ser acompanhada por um profissional de educação física e até mesmo um médico do esporte, que realizará testes específicos para determinar a frequência, intensidade e o descanso de suas atividades físicas sejam elas de quaisquer modalidades.

AGENDE SUA CONSULTA


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.