Qual é a importância da densitometria óssea na medicina esportiva?
Postado em: 23/01/2023
A densitometria óssea é um exame que avalia o corpo como um todo, incluindo gordura, músculos e massa dos ossos. Através do uso de um aparelho, o exame permite avaliar com detalhes as principais regiões de fraturas: o osso da coxa (região proximal do fêmur), a coluna (lombar) e o braço.
Possibilita a visualização de dados precisos referentes à massa corpórea, servindo como instrumento para controlar dietas e agenda de atividades físicas. Utiliza um equipamento sofisticado para que o paciente seja exposto ao mínimo de radiação possível, sendo dez vezes menor que a radiografia convencional.
Sua aplicação tem sido muito benéfica para a medicina esportiva, pois permite avaliar toda a composição corporal de atletas e praticantes de atividades físicas, e analisar a resposta do corpo aos treinamentos.
É solicitado também para quem busca perder peso ou praticar exercícios físicos de alta performance, a precisão dos dados da massa corpórea captados pelo exame é fundamental para direcionar o controle dietético e a rotina dos exercícios.
O exame é indicado ainda para o tratamento de obesidade, para pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, homens e mulheres que têm ou tiveram doenças como câncer, HIV, artrite reumatoide e para indivíduos com evidência de osteoporose em radiografia simples.
Quer melhorar o seu desempenho nos esportes? Agende uma consulta na Sports Health – Saúde e Bem-estar!